sábado, 2 de julho de 2016

Zui Quan

O Zui Quan (pinyin: Zuì Quán, palavras em Mandarin que significam "punhos embriagados") , popularmente chamado de Estilo do Punho Bêbado ou Boxe do Bêbado, é um dos estilos de wushu tradicional (Kung-Fu) em que imita os movimentos de um bêbado.

A postura do "Estilo do Punho Bêbado" são criadas pelo impulso e pelo peso do corpo, com fluidez nos movimentos. Considera-se estar entre os estilos mais difíces de Wushu.

As técnicas de Zui Quan são baseadas na lenda dos Oito Bêbados Imortais. Cada uma das técnicas no boxe do bêbado demonstra um atributo de um dos Imortais. Os estilos de cada um dos Imortais são combinados para dar forma a uma luta bonita e eficaz.

Além do boxe bêbado, existem também os estilos da espada bêbada, do bastão bêbado, do facão bêbada e da lança bêbada.

Nas artes marciais japonesas, o estilo do bêbado também está presente, embora não muito comum e de formas diferentes, sendo chamado de Suiken (punhos bêbados), Suibo (bastão bêbado), Suichaku (nunchaku bêbado), entre outros. O Suiken é o estilo mais estranhado pelos ocidentais, pelo fato do individuo lutar realmente embreagado.

O estilo do bêbado ja fora demostrado na midia como nos filmes:

Drunk Master (O Mestre Bêbado): estrelano Jackie Chan como o portador do Estilo bêbado que é chamado de Drunk Boxe ou Boxe Bêbado.
Drunk Master 2 - O Mestre invencivel: tambem estrelado Jackie Chan.
Reino Proibido: tambem estrelando Jackie Chan como o portador do Suiken. Filme também que marca o encontro de Jackie Chan e Jet Li, numa das mais belas lutas.
O Destemido - 2010. Título Original: Su Qi-Er Origem: China
E tambem é usado por Chuu de Yu Yu Hakusho, Chin Gentsai de The King of Fighters, Rock Lee de Naruto , Bo' Rai Cho da saga Mortal Kombat, Bacchus de Fairy Tail, Shun Di de Virtua Fighter, por Jackie Chun de Dragon Ball e por Kannin Ryokuryu (Kannin Dragon) de Sekai Ninja Sen Jiraya.

Nenhum comentário: